Até aqui ajudou-nos o SENHOR
Faço minhas as palavras da Madre Teresa de Calcutá: "Eu estou sempre convosco e diariamente vos seguindo em vossa missão... sinto-me feliz ver-vos felizes para a glória de Deus."
O ano prestes a findar mostrou-nos que o Senhor, é Deus Ebenezer. As Suas Maravilhas encorajam-nos, proclamando-O como o Deus Emanuel, isto é Deus connosco, sempre pronto a nascer entre nós, para ser Guia e nosso Salvador.
Como diz S. João: É necessário que "Nós permaneçamos em Cristo e Cristo em nós, para que continuemos a dar frutos; sabendo que sem Ele nada podemos fazer." (S. João 15:5)
Por isso esforcemo-nos permitindo nosso ser imerso na Vida plena Daquele que nasceu para ser a nossa Luz, o nosso Caminho, a Verdade que salva e a Vida Eterna. Sim, "Ele é a luz do mundo, quem Lhe segue não andará em trevas, pelo contrario, terá a luz da vida." (S. João 8:12)
Caríssimos amigos e colegas, eu quero muito vos agradecer pela vossa liderança das nossas comunidades e a forma como mobilizadas e animadas juntos temos conseguido viver momentos tão brilhantes que caracterizaram o ano de 2014, em que se destacam;
- a transição estável e exemplar conduzida por Sua Revma. Secretário Emérito Augusto Chipesse no decurso do processo de Renovação de Mandatos, mantendo a marca indelével que a nossa Igreja está registando ao longo de vários anos, neste País;
- a mobilização de toda a Igreja em torno das celebrações dos 100 anos da Missão do Dondi, demonstrando com segurança e unidade que a Igreja, hoje Nacional, continua mantendo bem alto e com firmeza o faixo recebido da era das Missões e continua a proclamar o Evangelho do arrependimento, da Reconciliação, da Paz e da Comunhão fraterna. Isto foi manifesto na partilha de recursos, incluindo o tempo dado para o Louvor a Deus e contribuições monetárias e esforço humano que fizeram com que o sonho se transformasse em realidade. Devemos agradecer todos os Sínodos Provinciais por tudo isso e com especial realce para o Sínodo Provincial do Huambo por tudo o que fez para nos albergar e permitir que pudéssemos viver e ver as celebrações do Centenário. Agradecer também todos os amigos e parceiros cuja presença e contribuições acresceram Honra e Glória ao nosso Louvor a Deus.
- Aqui relevar o coração de toda a Igreja, cujos Membros reconhecem cada dia que passa que é sua responsabilidade servir ao Senhor, de todo o coração, todas as forças, incluindo tudo o que têm, com a esperança de que o Nome do Senhor seja glorificado em Angola, através dos seus actos. A contribuição dos nossos membros para o Fundo Global e o Fundo de Missão tem permitido que a Igreja realize actos que estão melhorando a sua imagem e testemunho, louvando e glorificando a Deus como convém.
- A expansão da Igreja, a formação de quadros, a elevação da espiritualidade dos membros, a reconstrução que deve culminar com a instalação da Universidade do DONDI, e o equiparmos os nossos Pastorados com o melhor que dignifica o nosso Louvor e dedicação a Deus e Diaconia para com o próximo, deverão continuar a mobilizar nossos corações e forças para que não falte na casa do Senhor proventos para a realização de todos estes objectivos.
- As visitas iniciadas aos Sínodos Provinciais e Áreas Missionárias e que devem continuar e inspirar a troca constante de experiências inter-sinodais e fazer com que aquilo que uns sabem fazer melhor que outros, seja modelo para ser a marca da Igreja. Estamos num bom caminho e estamos certos de que juntando o que se tem estado a executar e o que está planificado ao ensino dos nossos membros, não precisaremos de nos defender, pois os nossos actos dirão melhor quem somos.
Oremos sem cessar, o Senhor, o nosso Bom Pastor conhece as nossas vozes e responderá às nossas suplicas concretizando os Seus pensamentos de bem e de paz, para nos dar o que mais almeja os nossos corações, a vida plena.
Que o Senhor cuide cada um de vós no findar deste ano e vos providencie um ano de 2015 cheio da Sua Graça e Paz, junto das comunidades de que sois Ministros.
Feliz Natal e Próspero Ano Novo
Atenciosamente,
André Cangovi Eurico
Mensagem do Secretário Geral da IECA referente ao ano de 2014, editada e publicada por Luís Samacumbi – Director Geral do Departamento de Mobilização de Recursos e Desenvolvimento Institucional.