Missão Evangélica do Dôndi, lugar de Fé e Evangelização
O Jubileu segundo o preceito Bíblico é a festa que se celebra de cinquenta a cinquenta anos, era anunciado tocando a trombeta de carneiro aos dez do mês de Tirsi, que corresponde ao mês de Setembro. A terra como nos anos sabáticos ficava sem cultura, as terras hipotecadas eram libertas, todos os servos ou escravos se tornavam livres (Lev.25:39-41). Portanto, o Jubileu é um tempo da emacipação alegre e gloriosa pelo Evangelho, do domínio e da escravidão de Satanás (Is.16:2) e (Lc 4:19). Os jubilantes que esteveram no Dôndi agradeceram e exaltaram o Santo nome de Deus pela Evangelização dos povos daquela parcela do território nacional e não só, e pela Paz que nos concedeu. Reflectiram em conjunto sobre os caminhos pelos quais deve passar a reconstrução da Missão Evangélica do Dôndi. O Evento esteve aberto a todos os membros e amigos da IECA oriundos dos quatro cantos desta vasta Angola.
-As delegações dos Sínodos Provinciais e Áreas Missionárias ao chegarem ao local dirigiram-se a Comissão de Protocolo e Alojamento, ano pátio frontal ao Templo do Instituto Curie onde fizeram o respectivo registo seguido do alojamento. Os Sínodos Provinciais, áreas missionárias e entidades individuais que exposeram produtos comerciais procederam a sua inscrição, junto do protocolo e tiveram o devido credenciamento. Isto permitiu arrecadar mais de cem mil kwanzas por esta actividade. O ordenamento das tendas das delegações e pessoas singulares obedeceu a orientação do protocolo e estiveram muito bem organizadas, o que facilitou a segurança no acampamento. O estacionamento de viaturas dos celebrantes obedeceu a orientação escrupulosa da Comissão de Acolhimento.
O Jubileu do Dôndi foi verdadeiramente um momento de reencontro com Deus a julgar mesmo pelo comportamento dos jubilantes, essencialmente pelo respeito, ordem e recolhimento em tempo regulamentado. As meditações matinais e vespertinas foram devidamente orientadas pela Comissão de Liturgia e os coristas de diferentes Sínodos Provinciais louvaram a Deus vivo durante os cultos. O mestre César Pataca foi o organista do Jubileu. As palestras e testemunhos fizeram parte do programa das Celebrações. Os Escuteiros e os responsáveis pela organização, devidamente identificados, ajudaram os celebrantes em caso de necessidade e ou ajuda.
No seu sermão de abertura baseado nos Livros de: Levítico 25:10-19; Salmo 22; II Timóteo 3: 14-17, o Secretário Provincial do Huambo – Rev.Tarcísio Pedro Chokombonge dirigindo-se aos presentes sublinhou o poder da Palavra do Senhor que exalta os pacificadores e na necessidade de se instalar um ensino que permita que os angolanos dominem a ciência e também consigam interpretar a justiça. Fez votos de que no Dôndi se possam levantar novos Pastores, Evangelistas, Médicos e Professores”.
Frontalmente ao salão auditório do Instituto Currie esteve localizado o Posto Médico para pequenos socorros. Os casos de maior necessidade foram encaminhados ao Hospital Municipal. Os locais para a montagem das Tendas dos Celebrantes, bem como as latrinas e balneários estiveram devidamente sinalizados. Para efeitos de deslocações internas e de modo a evitar congestionamentos desnecessários de viaturas no perímetro da Missão só circularam veículos em serviço e devidamente autorizados.
Para melhor organização e prestação de serviços a altura todos os celebrantes, expositores (vendedores de literatura, de DVDs, de CDs, artesanatos, etc.), prestadores de serviços (fotógrafos, câmera man,serviços de restaurantes, etc.) fizeram inscrições junto do Protocolo e foram devidamente credenciados e autorizados a realizarem suas actividades. A inscrição consistiu no preenchimento da ficha apropriada e o pagamento da taxa simbólica de 2000 kwanzas conforme a orientação do recentemente criado Departamento de Mobilização de Recursos e Desenvolvimento Institucional do Sínodo Geral.
As questões de manutenção da ordem e segurança pública durante as celebrações jubilares, estiveram sob responsabilidade do Comando Municipal da Polícia Nacional que instalou uma Esquadra Móvel incluindo os Serviços de Protecção Civil e Bombeiros e o Instituto Nacional de Emergências Médicas em Angola no perímetro da Missão. Todos os elementos que tomarem parte das Caravanas obedeceram as normas estabelecidas no Regulamento Interno das Celebrações Jubilares e fizeram viagens de ida e volta bem organizadas, tranquilas e em segurança. A aceitação por todos deste regulamento, é condição prévia para fazer parte da Caravana.
Mensagens de Felicitações de diferentes pontos do país e mundo foram chegando ao Secretariado Geral da IECA um pouco antes do início das celebrações com destaque para das Igrejas fundadoras nomeadamente: dos Ministérios Globais da Igreja Unida de Cristo e dos Discipulos dos Estados Unidos da América e da Igreja Unida do Canadá.
Quando tudo já estava em "MODO FESTA" e os preparativos bastante avançados no terreno, grandes ventos varreram as lonas do Templo provisório por mais de uma vez. Esta situação fez com que as celebrações tivessem um sabor especial SOL e CHUVA, pois a oferta da mãe natureza foi SOL e Poeira durante os três dias das Celebrações e depois do Culto Solene de acção de graças, no Domingo 05 de Outubro de 2014, um forte remoinho seguido de uma forte chuva invadiu o lugar, numa altura em que quase todas as delegações já tinham deixado o Dôndi. O Fotografo Jaime Chiquito registou bem este momento de ventos fortes e do congestionamento do trânsito, quando as caravanas provinciais estavam a regressar.
Os membros da IECA na Diáspora, que por razões académicas não poderam viver de perto as emoções deste Centenário, ficaram realmente com corações apertados. O antigo Director Provincial do Departamento de Assistência Social, Estudos e Projectos (DASEP), na Província do Huambo Alcides Onesimo Nunda presentemente a estudar na Espanha disse o seguinte:
"A minha mente sofre pelo desenho imaginativo que procuro figurar sobre o Dondi a esta altura, sobre o empenho dos irmãos no terreno, choro por perder este momento ímpar de celebrar o jubileu da Missão à qual me comprazo..... Honra e homenagem para os iniciadores desta obra. Seja como for, perturbação e aflição da mente não vence o meu coração que se enche cada vez mais de alegria, porque tenho fé que para além do júbilo que se vai viver, o jubileu marcará certamente o ponto de inflexão para a Igreja (nós) pensarmos o Dôndi e trabalharmos juntos para que este lugar volte a ser importante e fundamental na transformação de mentes e almas de homens e mulheres que servirão o Povo de Deus sem distinção de credo, côr ou raça. Nos juntamos a vós em oração e que Deus ricamente vos abençoe".
O empresário Elias Piedoso Chimuco, Deputado a Assembleia Nacional e membro da IECA, ofereceu um almoço de confraternização e acção de graças a 300 celebrantes na sua Fazenda, localizada entre o Dôndi e o Chinguar.
A Santa Ceia do Jubileu foi ministrado pelo Rev. Dr. Luciano Chanhelela Chianeque, na noite de Sábado 4 de Outubro de 2014.
O festival da canção religiosa bem organizado pela Juventude da IECA na noite da virada (de 04 para 05 de Outubro) com uma forte participação dos músicos da nossa Igreja, para além de emocionante marcou positivamente as celebrações e a mente dos presentes. Este momento singular de música gospel serviu tambbém para fazer o lançamento oficial do sitio da IECA ou seja página web ou ainda website da nossa Igreja que é: www.iecaecca.com por Sua Reverendissima André Cangovi Eurico - Secretário Geral ladeado pela sua esposa Revª Teresa Valenga Geerente Eurico. O acto do lançamento oficial do website foi testemunhado pelos jubilantes e pelos membros da Direcção Geral da IECA mormente: Rev. Abel de Jesus Chongolola Sangunde – Secretário Executivo, Rev. Ovídio de Freitas Chissengue – Director Geral do Departamento de Comunicação e Imagem, Rev. Domingos Saculanda – Directora do Departamento de Recursos Humanos e Património e por Luís Samacumbi “Aíres” – Director Geral do Departamento de Mobilização de Recursos e Desenvolvimento Institucional.
Outro momento ímpar deste Jubileu foi o de lançamento do fogo de artifício antecedido pelo toque do Sino pelo UKULU (mais velho) Dr. Abel Ulundo seguindo da contagem regressiva de dez até ao Zero. A euforia que se seguiu ao fogo de artifício, obrigou alguns celebrantes a chorarem, a parabenizar-se como que de passagem de ano se trata-se. O GE registou este momento particular e a dança euforica no Senhor do Secretário Provincial da IECA na Huila - Reverendo Frederico José Lourenço, do Pastor Laurindo Juliano Kangombe – Secretário Provincial em Exercício de Luanda e da malta jovem que quase deixavam cair o palco ali montado.Wau! que inedita festa!
A equipe do Gazeta do Evangelho - o já conhecido Boletim informativo da IECA em Luanda foi mobilizada e responsabilizou-se pela MEGA Cobertura. A exemplo da 104ª Assembleia Geral da IECA, que teve lugar na Canata, Lobito em Março último e do Culto de acção de graças e Tomada de Posse do 7º Secretário Geral da IECA, em Junho do ano em curso. Reporters e fotográfos do GE coordenados pelo jovem Adawy, tudo fizeram para trazer perto de si os meandros e os pormenores deste histórico Centenário do Dôndi, publicados nesta Edição Especial.
BEM HAJA O DÔNDI
Autor do Texto: Luís Samacumbi “Aires” – Editor do Gazeta do Evangelho - Boletim Informativo do Sínodo Provincial de Luanda